Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde (CAPES 6,0/ 2017-2020) do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/FIOCRUZ). Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Biologia (Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI). Pós graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Gama Filho. Pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera. Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Souza Marques. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Desenvolve um trabalho na Fundação Municipal de Educação de Niterói na Assessoria de Educação Especial, voltado à produção de materiais acessíveis de Tecnologia Assistiva aos alunos com deficiências.
Aline Henriques Martinsen
Educadora física formada na Noruega Høgskolen I Hedmark com especialização em esportes adaptados; Especializada em psicopedagogia na Noruega pela faculdade Høgskolen I Vestenfold; Formada em Equitação Terapêutica no nível básico e avançado no Rio de Janeiro e Brasília; Fisioterapeuta formada pela faculdade Pestalozzi de Niterói; Formada em psicomotricidade no Agathon em Niterói.
Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (1994), Pós graduação em Biomecânica do Movimento (1999) e Mestrado em Diversidade em Inclusão no CMPDI - UFF . Fisioterapêutica paralímpica de 1995 a 2000, participando Mundiais Futebol de amputados 1995 a 1999, Para-pan México 1995, Campeonato Paradesportivo Rio de Janeiro 1995 a 1999, Paralimpiada na Austrália -Sydney em 2000. Atuou como atleta paralímpica de volei sentado em competições nacionais e internacionais de 2002 a 2015, Mundial na Holanda 2004, Para Pan EUA 2008, Para Pan Brasil 2011 Paralimpiada Londres 2012 , Campeonatos Brasileiros de 2002 a 2015. Recebeu também medalha de honra ao mérito Crefito 2 por ser 1° fisioterapeuta paralímpica no Brasil. Atualmente, é professora de fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira e no Centro Universitário Hermínio da Silveira IBMR, professora de pós-graduação Interfisio. Tem experiência na área de Fisioterapia em órteses e próteses e esporte paralímpico, atuando principalmente no seguinte tema: bocha; prancha de comunicação; paralisia cerebral.
Mestranda em Diversidade e Inclusão, pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (CMPDI - UFF). Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF).
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (CMPDI - UFF). Atua, desde 2015, na linha de pesquisas Necessidades especiais, Síndromes e Transtornos, principalmente envolvendo autismo e dupla excepcionalidade.
Eliana Alves Vidal
Técnica de enfermagem formada pelo Colégio Politécnico Pio XII de Juiz de Fora (MG) , ingressou na Marinha do Brasil em 1983 e trabalhou no Hospital Naval Marcílio Dias. Graduada em Pedagogia pelo CES (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora).
Inês Meireles Machado
Fisioterapeuta formada pela faculdade Pestalozzi de Niterói; Formada em psicomotricidade no Agathon em Niterói. Pós-graduada em Acupuntura (INCISA). Formação em Equoterapia (ANDE-Brasil), RPG/RPM, Pilates.
Kenia Maria de Souza Rio
Cursou Direito, na Universidade Cândido Mendes, se especializando na área cível, atuando principalmente em ações de responsabilidade civil (erros médicos). Desde o início de sua vida profissional, sempre atuou na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e em reconhecimento ao trabalho desempenhado foi eleita Presidente da Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro - ANAERJ , no ano de 2009, onde foi reeleita sucessivas vezes. Além de Presidente da ANAERJ, atualmente também é Conselheira Municipal da Pessoa com Deficiência. Através de sua atuação, desenvolveu junto ao Legislativo Federal, Estadual e Municipal a aprovação de diversos projetos de leis na área da pessoa com deficiência, como exemplo, a Lei Municipal nº 6161/2017, que inclui o Dia do Combate ao Preconceito à Pessoa com Nanismo no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro; assim como do Projeto de Lei nº 059/2015, que trata do direito de acessibilidade dos portadores de nanismo em instituições bancárias.
Marcia Cristina Troly da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela FAMATh (2012), Especialização em Diversidade e Inclusão pela UFF (2012) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI, UFF (2016). Possui mais de 40 anos de experiência na área de Educação. Atualmente, é professora da Sala de Recursos Multifuncional, da Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, no município de Niterói. Atua nos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva; materiais didáticos acessíveis; e orientação pedagógica.
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/Rutgers University (USA) (1993). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense. Foi vice-coordenadora e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF) (2015-2018). Presidente da Associação Brasileira em Diversidade e Inclusão (ABDIn 2015-2019).
Estilista formada pela Universidade Cândido Mendes, atuante no campo da Moda, começou sua trajetória como modelo nos anos 80. Depois continuou na Moda na formação de modelos, produção de eventos, catálogos e desfiles, com experiência tem mais de 30 anos, partiu em busca de novos desafios, sendo voluntária em projetos no sertão da Bahia, na Casa Maria de Magdala em Niterói/RJ, no Lion Park na África do Sul e pela IDEX International na Índia e no Nepal. Essas experiências redirecionaram sua vida. Na sua volta ao Brasil iniciou uma Especialização em Gerência de Projetos, sendo direcionada para trabalhar com paratletas. Percebendo as dificuldades que eles tinham para se vestir começou a pesquisar possibilidades de adaptações nas modelagens de roupas que proporcionassem conforto, autonomia e beleza. Em 2012 através desta pesquisa criou o primeiro uniforme adaptado para paratletas do mundo, com etiquetas em braile e aberturas estratégicas que facilitavam o vestir. Em 2013, nasceu a Equal Moda Inclusiva , grife voltada para pessoas com deficiência. Seu trabalho de criar e produzir roupas adaptadas para diferentes deficiências, oportuniza experiências que sensibilizam a sociedade como um todo. Além de formalizar um convite para se repensar o conceito da real beleza.
Dra. Suzete Araujo Oliveira Gomes
Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005). Vice-coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (CMPDI - UFF). No CMPDI, atua na linha de Produção de Materiais e Novas Tecnologias, desenvolvendo livros, jogos, sites e outros materiais didáticos para alunos surdos e/ou deficientes auditivos, alunos com TEA, síndromes raras e outras deficiências intelectuais.
Ms. Tatiana de Araujo Mendonça
É graduada cum lauda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), tendo atuado em Vara de Família, Juizado Especial Cível e Vara Cível eminentemente em causas indenizatórias. Em 2009, foi campeã nacional paralímpica de natação. Hoje, é servidora pública federal trabalhando como assistente administrativo na Divisão de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, instituição onde defendeu em novembro de 2017 seu Mestrado em Diversidade e Inclusão.
Dr. Ubiratan da Silva Ribeiro de Souza
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Bennett (1981), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Adjunto III da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, arquitetura, acessibilidade e desenho universal, habitação e arquitetura e saúde.